5 de mar. de 2015

CELULITE: MITOS E VERDADES

Pode passar o tempo que for, mas a celulite continua sendo o maior pesadelo feminino - ainda mais depois que diversos estudos concluíram que toda mulher terá os temíveis furinhos um dia. Muitas saíram testando diversas manobras para tentar conter o aparecimento ou a piora. Falta saber se todo o esforço ou ditos populares estão certo ou errados.

Por isso, desvendamos para você alguns mitos e verdades sobre o assunto, mostrando o que fazer para evitar e como amenizar a celulite. Confira:

Refrigerante e água com gás causam celulite?



MITO. Uma das histórias mais conhecidas é a associação dos "furinhos" com o consumo de bebidas gaseificadas. O que acontece, de fato, é que a responsabilidade não é das bolhas, e sim, da quantidade de açúcar contido. Por isso, refrigerantes e doces em geral favorecem o ganho de peso e de gordura, que, por sua vez, agrava o quadro.


Se não tratada, pode piorar com o avanço da idade?


VERDADE.tipos de celulite, classificados em graus. Geralmente, os furinhos começam a aparecer na puberdade, como uma consequência hormonal, e costumam ser leves. Com o tempo, elas podem ganhar notoriedade, ainda mais depois dos 30 e 40 anos. Nessa idade, a pele começa a diminuir a produção de colágeno e aumenta a flacidez agravando o grande vilão das mulheres.


Apenas as gordinhas ou obesas têm esse quadro?



MITO. Celulite não é sinônimo de estar acima do peso, e saiba que até as mais belas e magérrimas modelos podem carregar tal infortúnio. Herança genética e má alimentação são fatores que colaboram para o surgimento dela. No entanto, é VERDADE que o acúmulo de gordura e a flacidez podem prejudicar ainda mais.


Seguir uma alimentação balanceada pode ajudar a melhorar o aspecto?



VERDADE. O excesso de gordura e carboidratos é o que engorda e aumenta o tecido adiposo, favorecendo a aparência irregular da pele. Já uma dieta saudável traz milhões de benefícios, como a redução do risco de efeito sanfona e do agravamento e surgimento de novos locais afetados pela celulite. Sem dúvidas, mais legumes e verduras no cardápio são refletidos em uma pele mais bonita.

Dica: Diminuir o sal da comida ajuda a reduzir a retenção de líquido, e beber 2 litros de água por dia auxilia o organismo a expelir as toxinas do corpo. Inclua também uma atividade física no seu dia a dia para melhorar ainda mais os resultados.


Usar roupa apertada causa celulite?



MITO. As roupas não desencadeiam a questão. O que acontece é que a compressão dos vasos dificulta o retorno venoso e interfere na circulação sanguínea, ocasionando o agravamento do problema já existente, e não, gerando-o. Por outro lado, meias de compressão (aquelas bem justas), podem estimular o sistema circulatório, trazer melhorias na aparência da derme e evitar a flacidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário