O secador de cabelo é o melhor amigo de quem gosta de manter os fios impecáveis. Seja para alisar, modelar ou apenas secar as madeixas, o aparelho é versátil e indispensável nas bancadas dos hair stylist. No entanto, muitas beauty addicts ainda têm dúvidas quando ao seu manuseio. Nosso hair stylist, Guilherme Araújo, revela como usar a ferramenta sem prejudicar as madeixas.
Jato do secador: quente ou frio?
Segundo Guilherme, a fibra capilar possui três tipos de ligações químicas e uma delas se rompe parcialmente quando o cabelo é molhado. Por isso, os fios ficam com aspecto mais "molinho" nessa situação. "Quando secamos, eles voltam a ganhar estrutura. O jato quente do secador modela o fio e promove nova forma, enquanto o jato friosela as cutículas e confere brilho exuberante", definiu o cabeleireiro.
Na hora de escolher a temperatura do secador para alisar os fios, é preciso ficar atento apenas ao tempo disponível para realizar o procedimento. "É possível, sim, fazer escova com jato frio. No entanto, dependendo da textura do fio natural, pode não ficar tão liso", esclareceu.
Como proceder?
Para o expert, o primeiro passo para uma secagem perfeita é a proteção. "Como o ar quente tende a dilatar um pouco a cutícula dos cabelos, é importante usar um produto que minimize os danos do calor. Por exemplo, a fibra capilar resiste a cerca de 80 graus, mas os secadores com ar quente podem passar dos 150. Sem o uso dos cosméticos certos certamente as madeixas serão afetadas", explicou Guilherme, que indica o uso de protetores térmicos como Anti-Snap e Align 12, de Redken. "Não se esqueça da distância segura do aparelho, que é mais ou menos uns 10 cm, para evitar o superaquecimentos", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário