7 de jun. de 2013

Mitos e verdades sobre cabelos

Mitos e verdades sobre cabelos | Alison Salles

As fases da lua influenciam no corte de cabelo?Lavar todo dia deixa os fios oleosos? O Hair Stylist Alison Salles desvendou esses e outros mitos sobre as madeixas. Leia e tire suas dúvidas.

Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos? Pode prejudicar o couro cabeludo?
Não, bem pelo contrário. Não podemos deixar acumular oleosidade nos cabelos e, se para evitar isso for preciso lavar os cabelos diariamente, que assim seja feito. Porém, é importante lavar corretamente, com o shampoo específico para o tipo de cabelo e sem massagens excessivas para não estimular a produção da glândula sebácea.

Dormir com os cabelos molhados faz mal?
Nesse caso, a preocupação maior é com a saúde do que com a beleza dos fios. Não é bom dormir com os cabelos molhados, pois o ambiente quente e úmido no couro cabeludo facilita o aparecimento de fungos, o aumento da oleosidade, a formação da caspa e, em casos mais graves, a queda de cabelo.

É recomendável escolher o shampoo de acordo com o tipo de cabelo? Se cada cabelo tem um tipo, por que existem shampoo para todos os tipos de cabelo?
Os shampoos para todos os tipos cabelos servem apenas para limpar os fios, mas não possuem componentes que tratam necessidades específicas. Se o cabelo está sem brilho, ou ressecado, ou oleoso, por exemplo, é preciso tratá-lo com shampoos específicos para cada um desses problemas. É importante ressaltar também que shampoo não vicia e que uma vez por mês é preciso visitar o cabeleireiro para fazer um diagnóstico do couro cabeludo e do fio.

Lavar os cabelos com água muito quente faz mal?
O banho muito quente prejudica a pele como um todo. A água excessivamente quente estimula a produção de glândulas sebáceas, portanto, opte por banhos com temperaturas mornas.

Muita coloração e produtos químicos causam queda?
Na verdade pode causar a quebra do fio. Mas se os tratamentos forem feitos por profissionais especializados, respeitando-se uma pausa de 30 dias entre uma química e outra, os cabelos continuarão saudáveis. É de fundamental importância também submeter os fios a tratamentos pós-química.

Receitas caseiras para os cabelos funcionam?
Elas agem superficialmente, dando aquela sensação momentânea de resultado satisfatório. Mas após a primeira lavada, os cabelos voltam ao estado normal. Hoje a indústria de cosméticos está muito avançada, com produtos que realmente permeia o cabelo e agem profundamente.

As fases da lua influenciam no corte de cabelo?
Não existe nenhuma comprovação científica para essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário